-->

sábado, 5 de janeiro de 2008

INFOS

+ Anime . . .

Animes são "desenhos japoneses" ou "animações japonesas", para os otakus (vide info otaku) mais exigentes, em que um dos mais conhecidos no Brasil é Dragon Ball; fazem sucesso no país e no mundo. A variabilidade de gêneros é enorme, e há vários em que existe a mistura de vários elementos, como comédia e romance (ex. School Rumble e Ranma ½), comédia e luta (ex. Hajime no Ippo e Dragon Ball), e acho que conseguiram perceber, na maioria das vezes a comédia está envolvida no enredo, seja pouco ou muito.

Por possuir um grande público no Brasil, existem muitos Fansubbers (vide info fansubber) que praticam o grande feito de trazer os animes que provavelmente nunca aparecerão na TV aberta, para os fãs que tem acesso a internet.



+ Anime ou Animê . . .

Muitas pessoas têm dúvida se o certo é Anime ou Animê, mas por incrível que pareça, os dois modos estão corretos. Animê, é como se fala no Japão (geralmente as palavras são oxítonas), e lá o termo é utilizado para designar qualquer desenho; Anime, é como a maioria fala no Brasil, em que o sentido é um pouco diferente do que no Japão, pois aqui, Anime é uma animação exclusivamente japonesa.



+ Cosplays . . .

O cosplay é quando uma pessoa se utiliza de roupas e acessórios, geralmente encomendados, para se "transformar" em sua personagem favorita. No Brasil, o cosplay ocorre bastante nos eventos de mangás/animes, em que os fantasiados são denominados cosplayers. Tal ato está se tornando bastante comum atualmente, já que com a internet os otakus (vide info otaku) formam grupos e perdem parte da vergonha de se vestirem de uma forma bem incomum no ocidente. Outro fator que está auxiliando para o aumento do número de cosplayers no país são os concursos de cosplay, em que na maioria das vezes é realizada em algum evento.



+ Fandom . . .

Fandom é um termo pouco conhecido no Brasil, porém existem muitos e muitos fandom por aqui. Fandom são grupos semelhantes aos fansubbers, porém ao invés de animes eles traduzem mangás e distribuem gratuitamente na internet. É, erroneamente, muito conhecido como fansubber; ultimamente este termo vem sendo pouco usado, já que a maioria dos fansubbers também assumem o papel de fandom, em que traduzem (legendam) tanto animes como mangás. Atualmente muitos pequenos grupos de fãs têm tentado formar um fandom/fansubber, já que o acesso aos programas e à internet está bastante fácil.



+ Fandubber . . .

Fandubber é um trabalho de fãs que, como não têm seus animes preferidos dublados, resolvem fandublar ele. Um fandubber geralmente tenta ter a voz parecida com sua personagem e saber sincronizar a sua voz exatamente com a da personagem, pois não pode ter erros na "profissão" de fandubber. Mas atenção, não são todos animes que você pode dublar,você só pode dublar os animes que ainda não foram dublados, se você tentar dublar um anime ou filme que já tenha sido dublado poderá talvez acabar até pagando uma multa. Enfim o fandubber é uma profissão sem intuito de faturar lucros, pois é um trabalho feito de fãs para fãs.


+ Fansubber . . .

Distro é a abreviação para Distribuidor, que distribui animes, fansubber é a abreviação de Fan Subtitler, legendam filmes e episódios para os fãs efetuarem o download sem as restrições. Um distro pode não ser um fansubber, ou vice-versa. Infelizmente a classe fansubber/distro vem diminuindo muito nos EUA após o grande crescimento no meio da década de 90, mas a razão, muito longe de ser negativa, é exatamente por causa do grande desenvolvimento das empresas comerciais de anime no EUA nos últimos anos. A finalidade final de um distro/fansubber é desenvolver a comunidade de fãs de uma determinada região ou país, atraindo assim, empresas comerciais que queiram investir em animes, quando isso é alcançado, os distros/fansubbers terminaram sua missão.



+ Hentai . . .

Hentai é uma espécie de animes ou mangás eróticos. No Japão é muito comum e existem diversos títulos de hentai, e que geralmente passam na TV no horário da madrugada. No Brasil dificilmente se vê algum hentai que foi para a TV (o único foi "Lenda do Demônio), mas graças à internet, muitos têm acesso ao conteúdo através dos vários sites específicos para o gênero. Existem ainda os Doujinshis, que são versões hentai de vários mangás conhecidos, como por exemplo, CC Sakura, Dragon Ball, Evangelion, Love Hina, etc.

Pelo crescimento dos amantes de hentai no país, está começando a surgir fansubbers e fandoms (vide infos fansubber e fandom) focados apenas a traduzir/legendar hentais e doujinshis.



+ Otaku . . .

No japão, o termo otaku é usado para designar uma pessoa realmente fanática por mangás e animes, e muitas vezes a palavra tem um certo sentido pejorativo. No Brasil ocorre o contrário, pois a palavra é utilizada para se dirigir a algum fã de mangás e animes, em que muitos têm orgulho de se considerarem otakus, apesar da grande repressão psicológica que muitas vezes sofre por ser chamado de "criança" ou algo do gênero por assistir desenhos. Esse é o motivo de muitos otakus brasileiros não gostarem que animes sejam considerados desenhos normais, mas sim animações japonesas, que na maiora das vezes são levadas como obras que têm enredo, traços, e animações superiores a de qualquer outro país.



+ Ova . . .

Ovas (original video animation) são pequenos filmes ou episódios com um tempo um pouco maior, que geralmente (nos animes mais antigos) mostram a história do(s) personagem(ns) principal(is) antes do início do anime. Um exemplo: Os ovas do Samurai X mostra como ele conseguiu as suas duas cicatrizes no rosto.

Atualmente os ovas estão sendo bastante utilizadas para continuação de grandes animes, como o famoso Cavaleiros do Zodíaco Saga de Hades e Inferno.

Existem ovas que servem apenas para acabar de forma mais alegre ou algo do gênero um anime, como por exemplo o ova de Elfen Lied, foi como um episódio perdido, que envolveu bem mais comédia que no resto de sua história, mas parece que não alcançou a espectativa dos fãs brasileiros.



+ Shonen . . .

Shonen em japonês significa garoto, já em relação aos animes e mangás tem um significado mais abrangente. Obras caracterizadas como Shonen (histórias voltadas para pessoas do sexo masculino, porém podem ser vistas por garotas e geralmente também, por qualquer idade) na maioria das vezes deixam os sentimentos um pouco de lado e prezam bastante a amizade e a atividade em equipe, em que o objetivo sempre pode ser alcançado com trabalho duro. O enredo quase sempre mostra cenas de ação e até mesmo de semi-nudez das personagens femininas, prezando bastante a comédia.

No Japão, a mais conhecida das revistas que publicam mangás do estilo Shonen é a Shonen Jump, bastante conhecida por já ter publicado Dragon Ball, e atualmente (2006/2007), Naruto, Bleach e One Piece.



+ Shoujo . . .

Do japonês moça, o termo Shoujo designa animes e mangás voltados para o público feminino, porém, não somente a ele. Geralmente apresentam histórias de romance e um pouco de comédia, em que as personagens quase sempre são da mesma idade do público alvo, os adolescentes. As mais conhecidas obras Shoujos no Brasil provavelmente são Sailor Moon e Sakura Card Captors, ambas exibidas na TV aberta.



+ Tokusatsu . . .

Tokusatsu é o termo usado no Japão para definir séries Live Action. Os exemplos mais conhecidos pelos Brasileiros são as séries Jaspion, Changeman, Jiraiya, Jiban e várias outras. No Japão, essas séries são lançadas anualmente e fazem muito sucesso. No Brasil, fizeram muito sucesso, mas andam um pouco esquecidas atualmente. Mas Tokusatsu não se restringe apenas a séries de Super Heróis, exitem vários outros tipos de Tokusatsu. Para se ter uma ideia mais abrangente, o Tokusatsu está para os seriados Norte americanos assim como o Anime está para o Cartoon.

Muitos tokusatsus são pegos como modelo para várias séries dos Estados Unidos, como por exemplo, os vários tokusatsus produzidos recentemente no Japão, quando vêm para o ocidente, geralmente ganham o título de Power Rangers "saga". Os fãs de animes, que também gostam de tokusatsus, na maioria das vezes não gostam das "cópias" norte-americanas.
Exemplo: Ultraman (Ultraman Cosmos), Super Sentai (Changeman, Flashman, etc.), Metal-Heroes (Jaspion, Spielvan, Jiraya, etc.), Kamen Rider (Kamen Rider Black, Kamen Rider Kuuga, etc.) e Outros.



+ Yaoi . . .

O termo Yaoi foi criado para designar obras não-oficiais, como por exemplo os doujinshis, que continham elementos homossexuais entre homens. Assim como as autoras, o público alvo é o de mulheres jovens e de meia-idade, porém, nada impede que homossexuais e os garotos também tenham interesse pelo gênero, já que as histórias geralmente são bem boladas e contém comédia (exemplo: Gravitation). Ainda assim, os Yaois sofrem grande preconceito, principalmente pelo público Shounen.

No Brasil, títulos como Tokyo Babylon e a tão conhecida Sakura Card Captors, entram no gênero Shounen-ai, que é como um Yaoi/Yuri mais leve, em que sugerem algumas relações homossexuais tanto entre homens como mulheres.



+ Yuri . . .

Do japonês, Yuri "amor de meninas". A palavra é usada para identificar obras que descrevem relações românticas ou sexuais entre mulheres, e na maioria das vezes é considerado pornográfico.

Uma derivação é o Shoujo-ai, que teria um conteúdo mais leve do que os mangás Yuri.